top of page

Du Fernandes

por Du Fernandes

20211128_175835.jpg
IMG_5344.JPG
20230725_175946.jpg

Um Resumo

todos nós somos uma obra de arte

Eu, João Eduardo Fernandes Sérgio, o Dudu; apelido carinhoso que assumi desde criança; nasci na cidade de SP em 31 de julho de 1968 e sou orgulhosamente filho de D.Cida e Sr. João; médico e dentista respectivamente; bem como irmão de 3 caras incríveis Ike, Neto e Marcelo. Todos Joães! Dois economistas, e um Administrador Público.
Tive o privilégio de uma infância e adolescência saudáveis, orientadas e compartilhadas por e com pessoas encantadoras e do bem, o que me ajudou a construir laços afetivos e de amizades perenes.
Sou um cara extrovertido, comunicativo, criativo e sempre gostei de me relacionar com pessoas e talvez por isso goste tanto da arte como forma de expressão.
Optei por estudar Educação Física e em 1990 me formei em Licenciatura Plena (bacharel e licenciatura) e fui!
Experiências com a prefeitura de Piracicaba em eventos de lazer para cidade e técnico de times de vôlei e futebol para comunidades carentes com ótimos resultados no desenvolvimento destes futuros cidadãos.
Cresci profissionalmente e passei a atuar como operacional e executivo junto ao mercado hoteleiro liderando a gestão e times em vários hotéis e Resorts no Brasil.
Me especializei e vivi  experiências incríveis na hotelaria, turismo, entretenimento e eventos, o que me proporcionou a oportunidade de empreender em negócios ligados a estes setores.
Atuei intensamente na geração de experiências para o fortalecimento de relacionamentos saudáveis, network de conteúdo e incentivo às boas práticas. Tudo com foco em resultados positivos.
Com a maturidade entendi que uma de minhas missões é utilizar minha capacidade de liderar e criar estratégias com alegria olhando para o futuro de forma sempre positivamente.
E as artes? Os Quadros?
E essa virada toda?
Bom, como disse, sempre amei as artes. De tudo na verdade. Teatro, Cinema, Música, Dança, Poesia, Escultura, Arte Urbana, Circo, e por aí vai. Cadernos de escola, discos de vinil antigos, conchas de praia, tudo virava substrato e apareciam rabiscados, manchados e desenhos. Claro, vieram as telas!
Tive minhas primeiras aulas antes dos 10 anos. Elas me ajudaram a enraizar ainda mais o gosto, prazer, paixão e amor por pintar. Tudo informal e sem grandes pretensões, pintar passou a ser um hobby, um lazer, um tempo de relaxar.
Já em Florianópolis, cidade que cheguei em 1999, fui revelado de forma um pouco curiosa ao meu artístico.
Em dezembro de 2000, atuando junto ao Costão do Santinho Resort como Gestor de Entretenimento, o então chefe do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores e Consul Geral do Brasil em Londres, o Diplomata Paulo Campos, é me apresentado por uma amiga em comum, Cecília Nascimento.
Essa oportuna e prazerosa conexão, fez com que uma de minhas obras fosse escolhida para decorar o salão principal da XIX Reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul juntamente com artistas catarinenses consagrados como Janga, Tolentino, Flávia Fernandes, Rubens Oestroem e Lena Costa.
Após essa “estreia” (se é que posso dizer assim...rsss) passei a comercializar algumas obras no Brasil e Exterior.
Fiz duas exposições individuais nos anos seguintes, uma com 15 telas, exposição que chamei de “Mar e Cores” e outra com 16 novos trabalhos que apresentei na exposição “Mar de Flores, Flores de Mar".
Mesmo com esse importante salto, meu foco estava em outras oportunidades, as quais me exigiam dedicação e esforço, mantendo a arte em segundo plano.
Mas a vida é incrível não é mesmo? Sempre soube que Sofrimento, Incerteza e Trabalho são inerentes a vida, e que com eles devemos seguir em frente.

Minha vida então, de uma hora para outra, mudou! Ficou completamente de cabeça para baixo!
Bom, em meio aos inúmeros acontecimentos, aprendizado e reconstrução, consegui sobreviver e chegar aos inigualáveis e inimagináveis anos de 2020 e 2021.

Não preciso nem falar deles concorda? Inesquecíveis para a humanidade.
O turismo parou, os eventos acabaram e o entretenimento ficou restrito exclusivamente a nossa casa!
Em resumo, me restou resiliência e recomeço. Só que desta vez, profundamente interiorizado.

Olhei para dentro e disse a mim mesmo vendo meus trabalhos: “posso viver disso já que amo faze-lo”! 

Ao longo da vida tive inúmeras e gigantescas experienciais, e o que sempre me ajudou foi crer que "a criatividade precisa necessariamente da ação para se tornar inovação", e assim procuro ser. Um exercício diário. retratando o que penso, sinto e vivo através de rabiscos, desenhos e cores.
Entendi que todos nós somos capazes de criar, modificar, resinificar e inovar nosso próprio interior e isso seguramente interfere e impacta em tudo e todos ao nosso redor.
Me dediquei um pouco as tecnologias, e aprendi a pintar pelo iPAD e também pelo MOBIL. Isso mesmo, faço tudo neste "universo paralelo" pincelada por pincelada.
Em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite  procuro transmitir meu sentimento.
Espero que as pessoas que se interessarem em conhecer e apreciar meus trabalhos, possam enxergar ou sentir algo que lhes agrade, ou os façam refletir sobre algum aspecto de suas vidas, do planeta ou do universo.
A vida está em pleno e constante movimento para frente. 

Nós somos para o universo apenas um micro/grão de poeira que voa uma única fração de milésimo de segundos.
Então, voemos alegres aproveitando ao máximo tudo que pudermos, com fé, coragem, força e gentileza!

Entre em contato

Inspirações

Família

Especialmente minha esposa Milene, ao lado de seus filhos Hugo e Heloisa, e minha filha Maria Eduarda. Inspirações profundas que acendem meu brilho criativo e tornam suas presenças e amor minhas maiores obras-primas.

IMG_2981.JPG
IMG_3018.JPG
IMG_5421.JPG
bottom of page